Curieuse Island
Localizada a menos de um quilômetro da costa norte de Praslin, Curieuse é uma ilha de origem granítica relativamente pequena, mas muito especial. Tartarugas-gigantes, manguezais e belos fundos marinhos são alguns dos atrativos guardados para seus visitantes.
Olhando ao passado
Originalmente conhecida como "Ile Rouge" por causa de sua superfície de cor avermelhada, a ilha mudou seu nome com a chegada de uma escuna francesa chamada “La Curieuse”. A presença humana foi notada rapidamente na ilha Curieuse, já que a população nativa de tartarugas-gigantes que vivia na ilha foi exterminada.
No ano 1771, os marinheiros decidiram colocar fogo na ilha para facilitar a coleta dos cocos, o que destruiu boa parte das árvores nativas da ilha e deixou uma marca indelével que ainda pode ser vista centenas de anos depois.
Entre 1829 e 1965, a ilha Curieuse foi utilizada como colônia para pessoas com lepra e, dois anos depois, um terrível incêndio voltou a devastar a ilha antes mesmo da recuperação do anterior. Após isso, o governo resolveu atuar para protegê-la e decidiu converter a ilha e as águas próximas no Parque Nacional Marino de Curieuse para proteger o entorno natural.
O que ver na ilha Curieuse
Atualmente, a ilha Curieuse é um atrativo destino em que se podem ver centenas de tartarugas-gigantes de Aldabra com que repovoaram a ilha. Há também as peculiares palmeiras do Coco-do-Mar (ícone cultural das Seychelles), que só se encontram em Curieuse e na Reserva natural de Vallée de Mai.
A ilha Curieuse conta com um museu sobre ecologia e história das Seychelles conhecido como “Doctor House”, localizado em uma grande vila colonial restaurada que constitui um interessante exemplo da arquitetura colonial e crioula.
Como chegar à ilha Curieuse
Para chegar à Curieuse Island saindo de Praslin, é possível reservar uma excursão de um dia. Com esta opção, passarão para buscá-lo no hotel e você só terá que desfrutar do dia. Você pode ver todas as informações e reservar através do nosso site clicando neste link: